*aRtE NaS SeRiEs InICiAiS*

 
Quarta-feira, 15 de abril de 2015, 08h00

Orientação Técnica - Plano " O Currículo de Arte nos Anos Iniciais"

Data: 15/04/2015
Circular nº 120: CLIQUE AQUI
 
Materiais Utilizados:
  1. Pauta CLIQUE AQUI
  2. Leitura Inicial: CLIQUE AQUI
  3. Modelo de Plano de Arte Bimestral com "pitacos": CLIQUE AQUI
 
 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015, 17h30

Orientação Técnica - Planejamento "O currículo de Arte nos Anos Iniciais"

 
Data: 20/02/2015
Circular nº 29 : CLIQUE AQUI
 
Materiais Utilizados:
1. Pauta CLIQUE AQUI
2. Leitura Inicial CLIQUE AQUI
3. Documento Orientador 01/2015 - Referências teóricos para enfoque pedagógico : Como se produzem os processos de ensino aprendizagem - CLIQUE AQUI
4. Modelo de Plano  Bimestral de Arte - CLIQUE AQUI
5. Orientações Currículares e Didáticas de Arte do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - CLIQUE AQUI
6. Comunicado 1/2015 - Arte nos Anos Iniciais - CLIQUE AQUI
 

_____________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014 - 18h00

Orientação Técnica - Planejamento Arte nos Anos Iniciais

 
 
 

Data: 20/02/2014

Assunto: Revendo rumos e Planejamento

Materiais Utilizados:

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014 15h10
 
Reunião com Professor Coordenadores
Data: 06/02/2014
Assunto:Informações sobre as Orientações de Arte durante o ano e o Currículo Oficial de Arte
Materiais Utilizados:
1.PPT
 
 

 

_____________________________________________________________________________________________________
Terça-feira, 06 de agosto de 2013 13h35

 

Materiais da Orientação Técnica

Dia 31 de julho de 2013 - Replanejamento

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Sexta-feira, 02 de abril de 2013 21h37

Materiais da Orientação Técnica

Dia 02 de abril de 2013

 

Pauta - CLIQUE AQUI
Texto O Alfaiate desatento - Regina Machado - CLIQUE AQUI
Sequência Didática Professora Marina - Jeni Davi CLIQUE AQUI
Modelo de Plano de Arte Completo - CLIQUE AQUI

 

 

________________________________________________________________________________________________________________________________

Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 15h00

Estamos de volta ARTEnautassssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 AS AULAS DE ARTE: POR ONDE COMEÇAR?

Nenhum projeto escolar começa do nada, do vazio. As crianças, de uma forma ou de outra, trazem um repertório de ideias, de noções, de hipóteses, de experiências nas linguagens da arte. É a partir daí, da investigação do mundo real e simbólico dos alunos que se começa a caminhar. O primeiro passo, então, é elaborar um diagnóstico do nosso grupo, conhecer nossos alunos; esse é o nosso chão! (O ensino de Arte nas séries iniciais – ciclo I, 2006, p. 23)

Os conhecimentos prévios dos alunos cumprem um papel fundamental nos processos de aprendizagem. Portanto, sugerimos que o primeiro passo seja a busca pela compreensão dos conhecimentos aos quais estamos tendo acesso por meio de investigação planejada a partir do material com o qual podemos contar e que contempla o ensinar/aprender arte nos anos iniciais. Assim, sugerimos que pautado nas orientações oferecidas no livro “O Ensino de Arte nas Séries Inicias – Ciclo I”, e que se reportam às diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo para o ensino de Arte da rede pública, o professor que atua nos anos iniciais, desenvolva seu trabalho considerando que novos saberes são construídos a partir dos conhecimentos prévios que também são denominados representações dos alunos, concepções alternativas ou culturas de referência.

O respeito e interesse do professor pelos conhecimentos prévios dos alunos são a base para que os novos conhecimentos sejam bem recebidos. Por isso devem ser seriamente pesquisados pelo professor e considerados como ponto de partida no momento de se planejar as situações de aprendizagem. Diferentes estratégias de sondagem de conhecimentos poderão ser utilizadas nesse processo, entretanto, sugerimos que os livros do acervo do Programa Ler e Escrever substituam o estímulo gerador original que foi o filme – Alice no País das Maravilhas.

Além disso, disponibilizamos aqui a Situação de Aprendizagem do 1º ano – linguagem teatral - que faz parte das Orientações Curriculares e Didáticas (versão preliminar) de Arte, bem como suas proposições.

Esta situação de Aprendizagem poderá ser desenvolvida, também, do 2º ao 5º ano, desde que, o professor faça a adequação necessária ao encaminhamento e a forma de apresentá-la, conforme a faixa etária do público alvo.

 

Para continuar lendo o material  CLIQUE AQUI

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Sexta-feira,07 de dezembro de 2012 14h43

Princípios que norteiam as orinetações curriculares e didáticas de arte - Walkiria Rigolon e Fabricia Gomes CLIQUE AQUI

Arte nos anos iniciais - Andréia Lobo e Roseli Ventrella CLIQUE AQUI 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Terça-feira, 20 de novembro de 2012 18h30

Materiais da Orientação Técnica

Dia 20 de novembro de 2012

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Quinta-feira, 18 de outubro de 2012 08h56

Olá Professoras e professores, 

Nosso encontro de "Arte nos Anos Iniciais"que estava marcado para dia 31 de outubro, mudou para dia 26 de outubro, conforme cronograma abaixo.

Dia: 26 de outubro

Local: Diretoria de Ensino - Rede do Saber - Sala de Videoconferência

Horário: 08h às 17h

Adiantamos dois dias pois, estarei em Águas de Lindoia apresentando o material do Ciclo I.

 

 

Lembrando que cada um terá 5 minutos para apresentar sua Situação de Aprendizagem desenvolvida em sala de aula ( não esqueçam de trazer os atestados que comprovam a aplicação da situação de aprendizagem como por exemplo: gravação de vídeos, fotos, produção dos alunos, caderno de grudados entre outros).
Conforme combinamos esse material será estruturado para nosso planejamento no mês de novembro.

Conto com vocês!!!!
Bjkas floridas\o/

Andréia Carla

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 03 de outubro de 2012 13h41

 

Materiais da Orientação Técnica do dia 02 de outubro de 2012

  • Folha Modelo para Elaboração de uma Situação de Aprendizagem - CLIQUE AQUI
_____________________________________________________________________________________________________

 

Domingo,29 de junho de 2012 22h50

Documentos para Replanejamento

1.Folha de rosto para o Replanejamento de Arte nos Anos Iniciais -   CLIQUE AQUI 
2.Expectativas de Aprendizagem 1º ao 3º  Arte nos Anos Iniciais - CLIQUE AQUI
3.Acompanhamentos da metodologia e conteúdos de Arte - CLIQUE AQUI
4. Sequencia Didática - Metodologia - CLIQUE AQUI
5. Modalidades Organizativas - CLIQUE AQUI
6. Ler e Escrever - Diferentes Modalidades Organizativas - CLIQUE AQUI
7. Competências e Habilidades Cognitivas - CLIQUE AQUI
8. Sobre a ideia de Planejamento - CLIQUE AQUI
9. Rotina Semanal -  CLIQUE AQUI

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Arte para os pequenos...Nosso I Fórum de Arte - São josé dos Campos...

Em 2003, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo determinou que o ensino de Arte e Educação Física no primeiro ciclo da educação básica seria de responsabilidade de um professor especialista, ou seja, essas aulas deveriam ser ministradas por professores licenciados nas disciplinas e não por professores polivalentes.

A partir desta iniciativa, diversas ações vêm acontecendo para apoiar esses profissionais. O início desse trabalho junto aos professores de Arte está documentado na publicação O Ensino de Arte nas Séries Iniciais – Ciclo I, que foi disponibilizado digitalmente pelo Centro de Referência em Educação Mário Covas.

Agora o desafio é sistematizar uma relação de expectativas de aprendizagem e a Secretaria reuniu uma equipe de PCOP de Arte de diversas regiões do Estado e uma equipe de especialistas nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, teatro, música e dança) para, junto com a equipe pedagógica do órgão central, discutir e formalizar o documento para a rede (leia mais).

Em São José dos Campos, a Secretaria Municipal de Educação também engendra esforços para apoiar seus professores no ensino de Arte. Assim, a Diretoria de Ensino da região juntou esforços com a Prefeitura e criou o 1º Fórum de Arte nos Anos Iniciais. No dia 16 de fevereiro, no Colégio Objetivo, reuniram-se professores de Arte das redes estaduais e municipais, professores coordenadores e 20 professores em formação da Faculdade Bilac.

O evento possibilitou ao público a oportunidade de ver e ouvir especialistas que discutem, divulgam e trabalham na área: Roseli Ventrella, Maria Terezinha Telles Guerra, Maria Goritzki, Thiago Abdalla e Uxa Xavier. “Os professores ficaram muito entusiasmados e ganharam muita força para voltar para a escola e continuar os trabalhos no ciclo I”, citou Andréia Carla Lobo da Silva em entrevista para ocmais+ educação. PCOP de Arte da região, Andréia assina com Aparecido Antonio de Almeida a coordenação do Fórum.

A partir desta iniciativa, diversas ações vêm acontecendo para apoiar esses profissionais. O início desse trabalho junto aos professores de Arte está documentado na publicação O Ensino de Arte nas Séries Iniciais – Ciclo I, que foi disponibilizado digitalmente pelo Centro de Referência em Educação Mário Covas.

Agora o desafio é sistematizar uma relação de expectativas de aprendizagem e a Secretaria reuniu uma equipe de PCOP de Arte de diversas regiões do Estado e uma equipe de especialistas nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, teatro, música e dança) para, junto com a equipe pedagógica do órgão central, discutir e formalizar o documento para a rede (leia mais).

Em São José dos Campos, a Secretaria Municipal de Educação também engendra esforços para apoiar seus professores no ensino de Arte. Assim, a Diretoria de Ensino da região juntou esforços com a Prefeitura e criou o 1º Fórum de Arte nos Anos Iniciais. No dia 16 de fevereiro, no Colégio Objetivo, reuniram-se professores de Arte das redes estaduais e municipais, professores coordenadores e 20 professores em formação da Faculdade Bilac.

O evento possibilitou ao público a oportunidade de ver e ouvir especialistas que discutem, divulgam e trabalham na área: Roseli Ventrella, Maria Terezinha Telles Guerra, Maria Goritzki, Thiago Abdalla e Uxa Xavier. “Os professores ficaram muito entusiasmados e ganharam muita força para voltar para a escola e continuar os trabalhos no ciclo I”, citou Andréia Carla Lobo da Silva em entrevista para ocmais+ educação. PCOP de Arte da região, Andréia assina com Aparecido Antonio de Almeida a coordenação do Fórum.

Fórum de Arte - 2012