Klaxon foi uma revista mensal que tratava de arte moderna e circulou em São Paulo entre de maio de 1922 e janeiro de 1923. O nome da revista deriva do termo utilizado para designar a buzina externa dos automóveis da época. Foi o primeiro veículo dedicado à programação das ideias lançadas durante aSemana de Arte Moderna de 1922 e tinha suas pautas definidas em reuniões com os seus idealizadores, funcionando como um órgão coletivo.

 

A revista tinha como propósito principal divulgar o movimento modernista, portanto, contava com a colaboração de grandes nomes do movimento, como Mario de Andrade, Manuel BandeiraOswald de Andrade, Menotti del Picchia, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Sérgio Buarque de Holanda, Tarsila do Amaral e Graça Aranha, entre outros escritores e artistas.

Além disso, a Klaxon se destacava, também, pela sua busca pelo atual, bem como o culto ao progresso, a concepção de que a arte não deve ser uma cópia da realidade, e o aproveitamento das lições de uma nova arte que se encontrava em evidência: o cinema.

Para acessar a Revista acesse os links ao lado

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!